O spam
 
    Muita gente refila com todo o "spam" que recebe…

    - Mas o que é isso de "spam"?
    Já lá vamos...

    - E o que quer dizer "spam"?
    Parece a gozar, mas a verdade é que Spam é uma marca de carne de porco enlatada norte-americana, muito popular por aqueles lados.
    Talvez por a carne ser enfiada "à força" dentro das latas, este termo tenha sido aproveitado para descrever o "spam" informático.
    Outras versões dizem que foram os Monty Python - brilhantes comediantes ingleses - que, ao repetirem incessantemente a palavra "spam" num sketch da sua série de TV, a ligaram à ideia de "spam" informático.

    - Mas o que é o spam?
    O "spam" são mensagens electrónicas que se recebem sem serem pedidas.
    Podem servir para vender produtos, para divulgar algo ou para outros fins, mas tornam-se muito aborrecidas porque enchem as caixas de correio e não interessam a muitas das pessoas que as recebem.
    É o chamado "lixo electrónico".

    - E como evitar o "spam"?
    Podes usar programas que são filtros de "spam", mas têm o inconveniente de filtrar tudo (ou quase). Por isso, podes perder mensagens que até te interessavam...

    Ou podes seguir estes 5 passos...

      1. Não escrevas o teu e-mail em sites públicos
      Se o teu endereço de e-mail está listado num site público, pode ser recolhido por "spammers", cuja actividade preferida é vasculharem mails na net para criarem listas de "spam".

      2. Inventa endereços de e-mail difíceis de adivinhar
      Se tiveres um endereço que é só o teu nome e o domínio (o que está depois da @), assim como "joana@dominio.com", para os "spammers" é bem fácil de adivinhar.
      Junta-lhe o apelido ou números e assim torna-se mais complicado de recolher.

      3. Nunca respondas a "spam" que recebas.
      Como os "spammers" "adivinham" muitos endereços de e-mail, responder a esse mail (mesmo com o "unsubscribe", no caso de sites duvidosos) confirma aos "spammers" que ele existe mesmo. E assim o teu e-mail ainda é passado a mais gente…

      4. Muito cuidado ao registares-te online.
      Se estás a fazer compras, um adulto por perto é essencial - e vale pela segurança de saberem mais. Regista-te apenas em sites que tenham política de privacidade.
      E, já agora, lê-a, para evitares que esse site ceda o teu endereço de e-mail (ou outras informações) a outros "parceiros" não definidos.

      5. Nunca dês o teu endereço de e-mail em salas de chat.
      Se costumas usar salas de chat, usa um pseudónimo em vez do teu e-mail para te identificares. As salas de chat são locais fantásticos para os "spammers" recolherem mails.


    NOTA:
    1 - Dentro dos portais, é natural que recebas e-mails na tua caixa de correio que não te interessam... Se os recebes é porque autorizaste o seu envio. Revê as tuas definições de e-mail para corrigires isso.

    2 - Normalmente esses e-mails vêm de sites identificados, que referem um texto do género do seguinte:

      "O presente e-mail destina-se única e exclusivamente a informar potenciais clientes e não pode ser considerado SPAM. Caso não pretenda receber informações reenvie-nos este e-Mail com o assunto remover.
      Ao abrigo do decreto-lei 67/98, de 26/10, que regula do tratamento automatizado de dados de carácter pessoal, o utilizador poderá cancelar os mesmos, conforme o disposto nos artigos 10° e 11°.
      Qualquer solicitação nesse sentido deverá ser feita para o endereço do remetente.
      Se pretender anular o seu e-mail, efectue essa anulação pelo endereço de e-mail em que o recebeu, de outra forma ficaremos impossibilitados de o eliminar."

    Nestes casos, e havendo contactos fiáveis e morada física, faz o "remover" sem problemas.

 


 
Política de Privacidade | Termos de Utilização | Quem Somos
- 2001 © Texto Editores - Todos os Direitos Reservados.