Águia
 
  • A águia é uma ave de rapina, ou seja caça outros animais mais pequenos para se alimentar. Existem muitas espécies de águias, algumas delas bastante grandes e fortes, mas que infelizmente estão em vias de extinção, e quase todas a desaparecer.


    A águia imperial, vive nas grandes planícies da Península Ibérica, principalmente no Alentejo. Tem penas castanhas escuras, grandes olhos dourados, que vêem muito bem, e algumas chegam a ter asas de dois metros de envergadura (largura), mais que o comprimento de um homem!


  • As águias voam muitos quilómetros e usam o voo, o bico e as garras afiadas para caçar. Comem pequenos animais: ratos, pássaros, cobras e petiscos do género. Estão sempre com muita atenção a tudo o que se move no chão por baixo delas. Um casal de águias caça frequentemente em conjunto: um persegue a presa até a cansar e o outro desce rápido e apanha-a!


  • São animais ovíparos, ou seja, os filhotes nascem de ovos. A incubação dura entre 35 a 45 dias, mais do que um mês. Os filhotes que nascem primeiro são mais fortes, mas são dependentes dos pais durante 30 ou mais dias. Quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais, que a partir desse momento lhes negam alimento.

  • Sabias que o macho é quase igual à fêmea? O que os distingue é a fêmea ser um pouco maior. E sabias que o macho colabora muito na construção do ninho, na incubação dos ovos e na alimentação das crias? Algumas vezes é o macho que fica a tomar conta do ninho para a fêmea ir caçar.


    Normalmente, o ninho é construído num precipício alto, mas, se não houver nenhum, podem usar as árvores. O local de ninho preferido é onde a presa pode ser vista facilmente e, ao mesmo tempo, as crias estão protegidas.

  • As grandes causas da morte das águias são: a destruição do habitat onde vivem, desaparecimento das suas presas naturais, com que se alimentam, e os acidentes em que chocam com postes e linhas eléctricas.

  • Sabias que a Águia de Cabeça Branca é o símbolo nacional dos Estados Unidos da América? Ela representa a coragem, a independência e a força desse país.


 

 


 
Política de Privacidade | Termos de Utilização | Quem Somos
- 2001 © Texto Editores - Todos os Direitos Reservados.