O aluno amigo do Ambiente


  • Às vezes pensamos que, como somos pequenos, não podemos fazer nada para ajudar o Ambiente. E não é que isso é um erro?

  • É que todos nós podemos fazer alguma coisa, mesmo que pareça insignificante e mesmo que sejamos apenas dois ou três a fazê-lo (na sala de aula, por exemplo).

  • É que dois ou três meninos em cada sala de aula dão milhões de meninos em todo o mundo! Nunca tinhas pensado nisso, pois não?

  • Então vê tudo aquilo que podes fazer para preservar o Ambiente, mesmo sendo uma criança:

      - Utiliza sempre canetas recarregáveis ou biodegradáveis em vez daquelas que usas e deitas fora quando acabam. Quando a tinta da caneta recarregável acaba, basta ir à papelaria comprar mais!

      - Gasta os lápis até ao fim, enquanto der para escrever com facilidade.

      - Compra cadernos de papel reciclado. Não imaginas a quantidade de árvores que se poupa ao usar este tipo de papel! Sim, ainda são mais caros, mas com o tempo isso vai mudar.

      - Escreve sempre dos dois lados do papel. Na parte de trás do papel já usado (fotocópias, por exemplo) podes fazer rascunhos ou desenhos.

      - Em vez de deitares o papel velho logo para o lixo, guarda-o para depois o pores no papelão. Quem sabe se daqui a uns tempos não voltas a escrever nele em forma de papel reciclado? E olha que, hoje em dia, já nem se dá pela diferença entre papel reciclado e papel original.

      - Leva as sandes ou bolinhos para a escola dentro de caixas de plástico em vez de os embrulhares em papel ou sacos de plástico. Assim podes sempre trazê-las para casa voltar a usá-las todos os dias (depois de lavadas, claro!).

      - Se vires que não está ninguém na sala de aula, apaga a luz. Podes fazer o mesmo na tua casa, não é preciso andar a gastar energia desnecessariamente.

      - Na casa-de-banho, não deixes a água a correr quando não estás a usá-la. Se vires que há uma torneira a pingar, avisa as pessoas responsáveis. É que, pingo a pingo, ao fim do dia desperdiçam-se litros de água!

      - Luta para que as bebidas e comidas sejam servidas em pratos de loiça e copos de vidro. Lavam-se e voltam a usar-se. Com o plástico, o desperdício é enorme!

  • Com tudo isto, tu consegues poupar muita energia. E a tua escola também!

  • Queres saber mais uma coisa? Se tu fizeres sempre isto, os outros vão ver que tu és um bom exemplo e vão tentar imitar-te.
    Não tenhas vergonha de ser amigo do Ambiente! Pode dar mais trabalho, mas a Terra é a nossa casa!

  • Explica-lhes estas coisas simples que podem ajudar muito o Ambiente.
 

 


 
Política de Privacidade | Termos de Utilização | Quem Somos
- 2001 © Texto Editores - Todos os Direitos Reservados.