Brinquedos seguros
 
Desde sempre as crianças brincaram com o que tinham à mão, pois brincar é uma preparação para a vida adulta, pela interiorização de habilidades e comportamentos.

Hoje em dia, consoante as posses da família, os brinquedos e jogos existem em maior ou menor número, sendo que, mesmo sem eles, as crianças não deixam de inventar e criar brinquedos e brincadeiras.
Desde as bonecas de trapos às casinhas de bonecas feitas de caixas de cartão, passando pelos carros de rolamentos ou pelas rodas de arame, quase todo o material pode ser transformado ou usado como brinquedo.

Contudo, hoje em dia, nas sociedades mais desenvolvidas economicamente, os brinquedos já vêm "prontos", não são construídos pelas crianças, mesmo que possam estimular construções...
É desses que vamos falar, sobretudo na perspectiva da segurança.


A idade adequada
Os brinquedos de que dispomos nas lojas foram concebidos por especialistas e testados com grupos de crianças.
Assim se corrigem erros de concepção ou de procedimentos: alteram-se as regras de um jogo para o tornar mais desafiante, colocam-se mais adereços numa boneca, por exemplo, ou corrige-se o traçado de uma pista de carrinhos.
Nesses testes "acerta-se" a definição do intervalo de idades adequadas, que depois virá indicada na embalagem.
Normalmente (com as devidas excepções) os fabricantes não se enganam.
A não ser que conheça muito bem a criança a que se destina o brinquedo ou jogo, confie e siga as indicações etárias referidas. Deste modo, pode evitar a frustração de um jogo ser demasiado complexo para uma criança muito pequena ou demasiado infantil para uma mais crescida.


O «sexo» do brinquedo
É comum as crianças reproduzirem nas suas brincadeiras os papéis dos adultos do mesmo sexo, seguindo os modelos sociais que observam.
No entanto, é também NORMAL que haja meninas interessadas em brincar com um percurso de jipes (as mulheres também conduzem e também gostam de aventura...) ou meninos que podem gostar de brincar com bonecas em jogo simbólico. (Não poderemos considerar que bonecos do tipo Action Man, que se despem, vestem e vêm equipados com inúmeros adereços, possam ser "bonecas para rapazes"?).
Apesar de praticamente toda a publicidade a brinquedos (incluindo as imagens das embalagens) poder ser considerada sexista e condicionar a compra nessa perspectiva, valorize mais os gostos da criança e prepare-a para uma sociedade aberta, em que todos devem ter acesso aos papéis sociais que preferem, independentemente do sexo.
Se cada um de nós ajudar à mudança, a sociedade mudará.








Erro: java.sql.SQLException: Io exception: The Network Adapter could not establish the connection

 


 
Política de Privacidade | Termos de Utilização | Quem Somos
- 2001 © Texto Editores - Todos os Direitos Reservados.